Como funciona a Kickante?
Antes de falarmos da Kickante, primeiro precisamos entender um pouco de crowdfunding.
Resumidamente, trata-se de um financiamento coletivo, ou seja, uma ação para arrecadação de capital para projetos ou iniciativas de interesse coletivo.
Colocando em termos mais práticos, o crowdfunding é uma ótima opção para: um escritor querendo publicar um livro, uma ONG buscando doações, atletas procurando por patrocínio, empresas que buscam captação de recursos, e qualquer pessoa que busque arrecadar dinheiro para uma campanha, seja ela qual for; tudo sem a burocracia usual de financiamentos bancários.
Bom, agora que conseguimos entender um pouco melhor essa modalidade chamada crowdfunding, podemos falar um pouco sobre essa empresa, que está entre um dos 10 maiores sites de crowdfunding no Brasil e é recorde de arrecadação na América Latina: a Kickante.
Atualmente, a plataforma Kickante está presente no Brasil, Europa e Estados Unidos, tendo como co-fundadora a especialista no segmento de arrecadação de fundos: Candice Pascoal. Ela esteve à frente de projetos de captação de recursos para ONGS na Europa, Ásia e Américas, como: Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, WWF, entre outras.
Além das formas de arrecadação de fundos habituais de crowdfunding – “Tudo ou Nada” e “Flexível”, a Kickante funciona com outros dois tipos: a campanha “recorrente” e o “kick solidário”. Na campanha “Tudo ou Nada” você só recebe o valor arrecadado caso atinja ou ultrapasse sua meta estabelecida – sendo cobrada uma taxa administrativa de 12% sobre o valor arrecadado. Caso contrário, todas as doações são devolvidas aos contribuintes, e nenhuma taxa será cobrada.
Na campanha “Flexível” você recebe todo o valor arrecadado no término da campanha, mesmo se a meta estabelecida não for atingida. Se atingida, a taxa é de 12%, e se não atingida é de 17,5%.
O “crowdfunding recorrente” é uma modalidade em que a campanha criada não possui o prazo de 60 dias para sua conclusão, como as demais, sendo aceitas contribuições mensais. A taxa sobre o valor arrecadado é fixa em 12%.
O “Kick solidário” é para casos em que seu objetivo não seja arrecadar dinheiro para si ou para sua empresa, e sim colaborar para que a ideia do criador da campanha se realize. Neste caso você se torna um voluntário digital, e não é cobrada nenhuma taxa administrativa quando você realiza as contribuições.
Tanto para a realização de contribuições como para saque do valor arrecadado na campanha, o pagamento é feito via MoIP ou PayPal.