Opções binárias são uma modalidade em ascensão, apesar de não serem reguladas
Antes de analisar a parte mais difícil (regulação), vamos começar pelo básico:
O que são as opções binárias?
Segundo a popular tese de opções binárias, essa modalidade consiste em permitir aos investidores especularem sobre a direção do preço de um ativo subjacente. Essencialmente, as opções binárias permitem aos investidores apostar se o preço de um ativo subirá ou descerá ao longo de um determinado período de tempo. Se o investidor estiver correto, ele receberá um pagamento; se estiver incorreto, ele perderá seu investimento.
Como isso funciona?
As opções binárias funcionam pelo investidor que aposta na direção do preço de um ativo subjacente. Se o investidor acredita que o preço do ativo subirá, ele comprará uma opção de compra; se acreditar que irá descer, ele comprará uma opção de venda. Ao final do período estabelecido, se o preço do ativo tiver se movido na direção que o investidor previu, ele receberá um pagamento. Se não tiver, eles perderão seu investimento.
Como começar a negociar
Para começar a comercializar opções binárias, você precisará encontrar um corretor que as ofereça. Depois de encontrar um corretor, você precisará abrir e financiar uma conta com eles. Uma vez que sua conta for financiada, você poderá começar a colocar negociações. Alguns exemplos de corretoras são a Binary e IQ Option; ambas operam no Brasil.
Um mercado que cresce apesar de não ser regulado
O mercado de opções binárias no Brasil é um muito complexo e dinâmico sob a ótica regulatória. Há muitos tipos diferentes de opções binárias disponíveis para negociação, e o mercado está em constante mudança e evolução. Isto torna muito difícil para os reguladores acompanharem todas as mudanças e analisarem adequadamente o mercado. Além disso, há muita fraude e abuso no mercado de opções binárias no Brasil. Isto torna ainda mais difícil para os reguladores proteger os investidores e garantir que eles estejam recebendo um tratamento justo.
Na prática, o mercado de opções binárias não é proibido no Brasil, tampouco possui legislação específica pela CVM. Esse tipo de operação acontece pelo fato de existir em uma zona cinzenta da regulamentação, o que permite que algumas empresas estrangeiras ofereçam seus serviços no país sem serem bloqueadas, até porque seus websites (servidores) não estão localizados no Brasil, o que tornaria difícil para a CVM punir as empresas.
Como não existe nenhuma proibição formal para pessoas comuns operarem opções binárias, é provável que esse mercado continue existindo por um longo tempo, principalmente considerando que as pessoas parecem estar cada vez mais propensas a assumir riscos em prol de retornos bastante atraentes, em um curto espaço de tempo.
Obs: esse artigo não é conselho de investimento. Faça sua devida diligência e nunca aposte mais do que você pode perder.